FacebooktweeteryoutubehistorypinSlideshare
Get flash player to play to this file
FACEBOOK
NEWSLETTER

Remover e-mail da newsleter:

DESTAQUES

Porto de Pesca Costeira | Aveiro (2) - VÍDEOFOTO

Porto de Aveiro em movimento #2 - VÍDEOFOTO

Porto de Aveiro | Porto de Abrigo para a Pequena Pesca (2) - VÍDEOFOTO

«Ílhavo Sea Festival 2016» no Porto de Aveiro (12) | VÍDEOFOTO

Pás Eólicas no Porto de Aveiro - VÍDEOFOTO

De Aveiro a Cacia - Imagens aéreas

“KARINA G” no Porto de Aveiro | Filmagens com drone | 1

“HC OPAL” no Porto de Aveiro | Filmagens nocturnas com drone | 4


METEO
Tempo Aveiro
LINKS

Figueira
Arquivo




FOTOS

 Gaivotas

Gaivotas
SLIDESHOW


ESTE SÁBADO | GAFANHAS DA ENCARNAÇÃO E DO CARMO

A construção naval evolui e vale hoje a pena conhecer não apenas como se fazia, mas também o que de mais arrojado e inovador se incorpora na arte da construção e reparações navais. Os estaleiros Delmar Conde têm já mais de 25 anos de atividade e dedicam-se à construção de embarcações personalizadas e à preparação de barcos ao mais alto nível competitivo (...)



O Dia Nacional do Mar, que se assinala a 16 de novembro, é comemorado sábado, 17 de novembro, pelo Museu Marítimo de Ílhavo, com várias iniciativas, sempre ancoradas nos temas de cultura marítima. O programa inclui visitas gastronómicas ao Museu e a dois estaleiros navais.



BUSINESS2SEA - FÓRUM DO MAR 2018

Integrados no Stand da Região de Aveiro, o Porto de Aveiro, em conjunto com a Comunidade Portuária , marcam presença na Business2Sea - Fórum do Mar 2018.
O certame, que decorre no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, termina esta sexta-feira.



No legado de um famoso acordeonista de São João da Terra Nova há vários temas inspirados na música tradicional portuguesa que ele aprendeu com um capitão, Manuel da Silva. Um norte-americano tenta agora desvendar os mistérios da origem desta música que fixa na memória local a saga da Frota Branca.



RÁDIO VOZ DA RIA | COMUNIDADE PORTUÁRIA DE AVEIRO EM FOCO

Nesta edição do espaço da CPA – Comunidade Portuária de Aveiro, o destaque especial vai para uma das empresas de transporte rodoviário de mercadorias que há mais tempo labora no Porto de Aveiro.
A J. Amaral, com sede em Estarreja, opera em todo o país e para os mais variados destinos europeus. A empresa TIR tem agora uma plataforma logística em Estarreja, junto aos nós da A1 e A29.



FAROL DA BARRA DE AVEIRO

O farol de Aveiro, o mais alto de Portugal, está a assinalar os 125 anos de actividade. O edifício já não "ronca", mas continua a funcionar e a ser a casa de cinco famílias. A TSF foi visitá-lo.

É lá do alto dos seus 66 metros que sai um relâmpago de luz para assinalar às embarcações onde está a costa e o Porto de Aveiro. Era também daquela estrutura que saia o som da "ronca do farol", mas uma norma europeia calou-a para sempre. Os sinais sonoros a ar comprimido, como era o aviso de nevoeiro, foram proibidos pela União Europeia no início dos anos 2000.



Os equipamentos offshore representarão uma parcela cada vez maior da facturação da ASM Industries, que espera receitas de 30 milhões de euros este ano, com uma incorporação de 50% resultante desses equipamentos, 40 milhões de euros em 2019 (com 60% de offshore) e 50 milhões de euros em 2020 (70% dos quais resultantes de produção de equipamentos para offshore).



RÁDIO VOZ DA RIA | COMUNIDADE PORTUÁRIA DE AVEIRO EM FOCO

Nesta edição do espaço da CPA – Comunidade Portuária de Aveiro, o destaque especial vai para a segurança. Ouvimos o Comandante Armando Santos, que é o responsável pela segurança do Porto de Aveiro.
Os riscos, a prevenção de acidentes, os planos de emergência em vigor, são assuntos em análise no programa.



SUDOESTE DE AVEIRO

A Quercus participa na consulta pública para a instalação de aquacultura a sudoeste de Aveiro e não se opõe ao projecto de criação de salmão em mar aberto.
A autorização requerida destina-se à instalação de uma unidade experimental de aquacultura para a avaliação do crescimento de Salmão do Atlântico (Salmo salar) em condições offshore, a 11 milhas náuticas a sudoeste de Aveiro.



ÍLHAVO

O Festival do Bacalhau de 2018 registou uma ligeira quebra nas refeições com 19850 servidas nas tendas quando a média dos últimos quatro anos estava em 20400, mas revela consumos na ordem das 10,6 toneladas.



O Presidente da Comunidade Portuária de Aveiro acredita que a criação de um terminal de contentores será uma etapa decisiva para manter os níveis de crescimento do Porto, e a ligação ferroviária Aveiro–Salamanca uma aposta para colocar Portugal nos trilhos europeus no transporte de mercadorias.



RÁDIO VOZ DA RIA | COMUNIDADE PORTUÁRIA DE AVEIRO EM FOCO

Nesta edição do espaço da CPA – Comunidade Portuária de Aveiro, o destaque vai para a actividade das agências de navegação, indispensáveis à operação portuária. No programa vamos ter a oportunidade de falar com António José Azevedo, Presidente da Administração da TRANA, empresa que trabalha há 37 anos a partir da Gafanha da Nazaré.



MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO | 6 E 7 DE OUTUBRO

Nas Visitas à Bolina de outubro, o destaque vai para as refeições a bordo. No primeiro fim de semana de cada mês, convidam-se todos a visitar o Museu Marítimo de Ílhavo através do olhar de um mediador, que dará a conhecer um pouco melhor as coleções expostas, sala a sala. Ao longo da visita, dá-se destaque a uma peça, coleção ou parte do edifício, numa descoberta conjunta entre visitantes e guia.


 



RÁDIO VOZ DA RIA | COMUNIDADE PORTUÁRIA DE AVEIRO EM FOCO

Nesta edição do espaço da CPA – Comunidade Portuária de Aveiro, o destaque vai para o projeto 'Sal de Aveiro'. Trata-se de uma iniciativa que está a ser dinamizada pela Associação Comercial de Aveiro, e que passa por apoiar empreendedores interessados em criar negócios que permitam recuperar antigas marinhas de sal, atualmente abandonadas.



RÁDIO VOZ DA RIA | COMUNIDADE PORTUÁRIA DE AVEIRO EM FOCO

Nesta edição do espaço da CPA – Comunidade Portuária de Aveiro, o destaque vai para o projecto ZALI.
A Administração do Porto de Aveiro (APA) adjudicou a primeira fase da empreitada de infra-estruturação da sua Zona de Actividades Logísticas e Industriais (ZALI). A obra, uma das mais importantes dos anos mais recentes na área portuária, tinha como preço base 3.550 milhões de euros.

Após concurso público, a que concorreram 19 empresas, a empreitada acabou por ser adjudicada em fins de julho por 2.130 milhões de euros.



MIGUEL MARQUES (PwC)

Portugal tem o maior centro de reabilitação marinha da Europa, chama-se ECOMAR e localiza-se na Gafanha da Nazaré. O Centro resulta de uma excelente parceria entre a Universidade de Aveiro a Sociedade Portuguesa de Vida Selvagem, a Câmara Municipal de Ílhavo e o Porto de Aveiro, entre outros parceiros e apoiantes desta nobre iniciativa.



CANDIDATURAS ATÉ DIA 23

Foi lançado em Aveiro o Concurso de Ideias de Negócio para a Economia do Mar pela Platicemar (Plataforma de Consolidação do Sector da TICE e Empreendorismo na Economia do Mar), promovido pela rede de inovação InovaRia, cujo objectivo é o de gerar startups que actuem na economia do mar.



O Presidente da Câmara Municipal da Murtosa, Joaquim Batista, acredita que os lugares de amarração no Cais da Cova do Chegado vão ser suficientes para todos os interessados. De acordo com o regulamento daquele cais, aprovado pela Assembleia Municipal, na atribuição de lugares terão prioridade as embarcações que possuem licença de pesca e só depois serão atribuídos lugares de atracagem às embarcações de apoio a mariscadores apeados.



SÁBADO E DOMINGO | MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO

Nas Visitas à Bolina de setembro, o destaque vai para o pão de bordo. No primeiro fim de semana de cada mês, convidam-se todos a visitar o Museu Marítimo de Ílhavo através do olhar de um mediador, que dará a conhecer um pouco melhor as coleções expostas, sala a sala. Ao longo da visita, dá-se destaque a uma peça, coleção ou parte do edifício, numa descoberta conjunta entre visitantes e guia.



RÁDIO VOZ DA RIA | COMUNIDADE PORTUÁRIA DE AVEIRO EM FOCO

Nesta edição do espaço da CPA – Comunidade Portuária de Aveiro, o destaque vai para o Investimento ferroviário para transporte de mercadorias. Recorde-se que a Rádio Voz da Ria emite quinzenalmente, há mais de 4 anos (desde Março de 2014), o programa “Comunidade Portuária de Aveiro em foco”, destinado a dar voz aos anseios, projectos e realizações de uma das comunidades portuárias mais dinâmicas do país.





Newsletter: Subscrever | Newsletter: Cancelar | Política de Privacidade e Confidencialidade

feed
mapa
Publicidade