FacebooktweeteryoutubehistorypinSlideshare
Get flash player to play to this file
FACEBOOK
NEWSLETTER

Remover e-mail da newsleter:

DESTAQUES

Porto de Pesca Costeira | Aveiro (2) - VÍDEOFOTO

Porto de Aveiro em movimento #2 - VÍDEOFOTO

Porto de Aveiro | Porto de Abrigo para a Pequena Pesca (2) - VÍDEOFOTO

«Ílhavo Sea Festival 2016» no Porto de Aveiro (12) | VÍDEOFOTO

Pás Eólicas no Porto de Aveiro - VÍDEOFOTO

De Aveiro a Cacia - Imagens aéreas

“KARINA G” no Porto de Aveiro | Filmagens com drone | 1

“HC OPAL” no Porto de Aveiro | Filmagens nocturnas com drone | 4


METEO
Tempo Aveiro
LINKS

Figueira
Arquivo




FOTOS

 Crayon

Crayon
SLIDESHOW


Os Portos de Aveiro e da Figueira da Foz substituem a frota automóvel operacional por veículos 100% eléctricos, adquirindo nove viaturas. Estas medidas "visam a sustentabilidade ambiental destes portos, tendo como objetivo atingir a neutralidade carbónica, e estando, assim, cada vez mais comprometidos em alcançar em 2050 as metas preconizadas no Pacto Ecológico Europeu (Green Deal) da União Europeia". Os principais terminais comerciais destes portos e os seus edifícios-sede estão também preparados com os respectivos postos de carregamento duplos e simples para veículos eléctricos.



AVEIRO

Antigos estaleiros da Ria Marine tiveram na recuperação da histórica fragata D. Fernando II e Glória a sua maior proeza. Mas a empresa faliu e os enormes pavilhões ficaram ao abandono. Até hoje.



Já se iniciaram as obras de Recuperação e Estabilização do Cordão Dunar entre as Praias da Barra e da Costa Nova.
Com um investimento de cerca de 400 mil euros e um prazo de execução de 4 meses, a empreitada é assegurada pela Agência Portuguesa do Ambiente e pelo Município de Ílhavo, financiada a 75% pelo Fundo Comunitário do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), incluída na candidatura aprovada ao POSEUR: “Ações de Proteção do Litoral na Região Centro - Cortegaça / Vieira de Leiria”. Os restantes 25% são repartidos, de igual forma, pela APAmbiente e pela Câmara Municipal (43.781,49 euros).



O transporte da maior pá eólica produzida na Península Ibérica, que decorreu na noite de quarta para quinta-feira, entre a fábrica da Riablades, em Vagos, e o Porto de Aveiro, realizou-se “com sucesso”, anunciou a empresa LASO, que teve a seu cargo a operação.

O exemplar da turbina SG170 Onshore, com 84 metros, tem como destino final o centro de testes na Dinamarca, onde chegará por via marítima.



PROGRAMA DA RÁDIO TERRA NOVA | PORTO DE AVEIRO

O CEO da Neptune, empresa que ficou por 20 anos com as instalações dos antigos estaleiros Ria Marine, acredita que Portugal pode dar cartas no mundo da náutica de recreio, tanto nos serviços de apoio como na criação de novas embarcações.

Jorge Martins fala sobre o contrato de concessão do espaço do antigo estaleiro naval com o Porto de Aveiro. O espaço será dotado de uma doca seca, estufa de pintura e garante soluções para reabilitar e modernizar embarcações.



PROGRAMA DA RÁDIO TERRA NOVA | PORTO DE AVEIRO

Conversa com o pescador Manuel Santos, conhecido por Nel! Vive da pesca artesanal, na Ria de Aveiro. Uma entrevista realizada nas margens da Ria junto de quem "cuida e sente" a Ria.



RÁDIO VOZ DA RIA | COMUNIDADE PORTUÁRIA DE AVEIRO EM FOCO

O Porto de Aveiro decidiu apoiar os operadores que enfrentam dificuldades devido ao impacto na economia global da pandemia de Covid-19.

As medidas anunciadas “têm presente que as administrações portuárias são um importante fator de desenvolvimento da economia local, regional e nacional”.
Destaque nesta edição do programa.
 



RÁDIO VOZ DA RIA | COMUNIDADE PORTUÁRIA DE AVEIRO EM FOCO

Entrevista a José Poças Esteves, um dos peritos que esteve envolvido na elaboração do Hypercluster do Mar, um estudo que foi coordenado por Ernâni Lopes.



RÁDIO VOZ DA RIA | COMUNIDADE PORTUÁRIA DE AVEIRO EM FOCO

Neste programa, damos destaque especial à náutica de recreio e actividades associadas.

2020 conheceu avanços do programa das estações náuticas, numa iniciativa do Fórum Oceano. No final do ano, a Comunidade Intermunicipal Região de Aveiro tomou o pulso aos vários projetos concelhios.



O Porto de Aveiro decidiu apoiar os operadores que enfrentam dificuldades devido ao impacto na economia global da pandemia de Covid-19.

As medidas anunciadas “têm presente que as administrações portuárias são um importante fator de desenvolvimento da economia local, regional e nacional”.



Após duas semanas em cais para avaliação do seu estado, o navio-tanque Amazonite saiu, às 6:30 horas da manhã de Domingo (dia 7 de Fevereiro), do Porto de Aveiro, com destino aos Estaleiros de Viana do Castelo. A saída decorreu com toda a segurança e contou com a intervenção dos serviços de pilotagem, da APA,S.A., dos rebocadores da Tinita e da Polícia Marítima.



A Administração do Porto de Aveiro e a empresa Neptune celebraram um contrato de concessão do espaço do antigo estaleiro naval da Ria Marine, com uma duração de 20 anos.

Esta concessão assume especial relevância para o Porto de Aveiro, materializando a sua estratégia de valorização dos territórios portuários aliada à revitalização das atividades do setor da reparação e construção naval, em particular as relacionadas com a Náutica de Recreio, contribuindo ativamente para o desenvolvimento da economia azul de base local.



AVEIRO

Divulgamos o Anúncio do Procedimento Concursal para a Atribuição das licenças de uso privativo de 64 lugares de amarração de embarcações, no Porto de Abrigo Para a Pequena Pesca.



PROGRAMA DA RÁDIO TERRA NOVA | PORTO DE AVEIRO

No dia 13 de janeiro a Câmara Municipal de Ílhavo assinalou o 123.º aniversário da Restauração do Concelho de Ílhavo, celebrado, este ano, num formato online, transmitido em directo através das redes sociais do Município.



Esta sexta-feira, 22 de janeiro, pelas 06:40, o navio tanque AMAZONITE reportou ao Centro de Controle Marítimo do Porto de Aveiro ter largado o ferro por avaria na sua máquina principal.
As condições meteorológicas desfavoráveis não permitiram que, mesmo fundeado, mantivesse a localização, aproximando-se perigosamente para a entrada da barra do Porto de Aveiro.



AVEIRO

"O futuro do Porto de Aveiro passará, seguramente, por uma aposta na diferenciação dos serviços prestados a uma vasta comunidade portuária, bem como, da capacidade de investimento para se adaptar aos desafios que atualmente se colocam ao setor portuário."

Artigo de Fátima Lopes Alves, Presidente do Conselho de Administração da APA, S.A.



PROGRAMA DA RÁDIO TERRA NOVA | PORTO DE AVEIRO

O Rotary Clube de Aveiro e o Rotary Club de Ílhavo convidaram Fátima Alves para uma conferência sobre os “os desafios do Porto de Aveiro”.
O testemunho da Presidente da APA, S.A. nesta edição do programa "Porto de Encontro".
 



PROGRAMA DA RÁDIO TERRA NOVA | PORTO DE AVEIRO

Trata-se de um livro que retrata a gastronomia de bordo de forma "fiel". É desta forma que a chef Patrícia Borges fala sobre a “Chora e Feijão Assado: A Gastronomia de Bordo na Pesca do Bacalhau ” apresentado recentemente no Museu Marítimo de Ílhavo. Esta edição, que marca a estreia da coleção “A Nossa Mesa” , tem a sua origem no Festival Gastronomia de Bordo, um evento que surgiu em 2018 apoiado no Projeto “Territórios com História.



ÍLHAVO

O navio museu Santo André já está de regresso ao cais no Jardim Oudinot e a reabertura deverá acontecer no final do segundo trimestre de 2021.
Depois dos trabalhos em doca na Navalria, num investimento de cerca de 600 mil euros, anuncia-se agora a criação de um novo percurso expositivo e uma nova zona e espaço de recepção no Jardim Oudinot.



“Os desafios do Porto de Aveiro”. O tema levou a que Rotary Club de Aveiro e o Rotary Club de Ílhavo promovessem uma conferência no dia 14. A palestrante, Fátima Alves, Presidente da Administração do Porto de Aveiro, deixou claro que esta infra-estrutura tem um enorme potencial: “É um porto de futuro”.





Newsletter: Subscrever | Newsletter: Cancelar | Política de Privacidade e Confidencialidade

feed
mapa
Publicidade