Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
NOTÍCIAS 
PROGRAMA DA RÁDIO TERRA NOVA | PORTO DE AVEIRO

Retirada de areia do Porto de Aveiro deverá estar concluída já em Agosto

A empreitada de retirada de areia do porto de Aveiro deverá estar concluída antes do prazo, já em Agosto, algumas semanas antes do previsto.
Inicialmente estava previsto que a empreitada terminasse em Setembro mas os trabalhos estão a decorrer a bom ritmo com recurso simultâneo a várias dragas e meios pesados em terra. Tema desta edição do programa "Porto de Encontro".

O fim da retirada de 2,3 milhões de metros cúbicos de areia, numa empreitada de 12 milhões de euros, com depósito de areia na frente marítima entre Costa Nova e Vagueira, deverá confirmar-se em Agosto.

A antiga “montanha” de areia no porto de Aveiro já desapareceu para dar lugar à criação de nova área de atividades logísticas.
Fernando Caçoilo, presidente da Câmara de Ílhavo, acompanhou uma visita ao local com Administração do Porto de Aveiro e Agência Portuguesa do Ambiente.
Saudou o final de um passivo ambiental em defesa da orla costeira.

Fátima Alves, presidente da administração portuária, revela satisfação pelo significado desta empreitada que abre caminho a mais uma fase de expansão dos terminais portuários.
Assume que o porto de Aveiro tem condições para continuar a diferenciar-se na oferta logística (com áudio)

O vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, Pimenta Machado, destacou o ritmo da obra visível já pelo fim do monte de areia.
Destacou essa aposta na resolução de um problema ambiental, no reforço da linha de costa e com estudo científico da Universidade de Aveiro para perceber a dinâmica na erosão costeira.
 

PARA OUVIR AQUI

A 24 de Outubro de 2005, a Rádio Terra Nova (105.0 FM) iniciava a transmissão do programa "Porto de Encontro. Nas ondas da rádio, abriu-se uma escotilha com vista para o Porto de Aveiro. São estórias do mar, estórias das gentes do mar, estórias de marear.

Volvidos quase 15 anos, o programa continua a ser emitido, quinzenalmente, às segundas-feiras, entre as 11:30 e o meio-dia.